Exposição virtual dos trabalhos realizados pelos alunos do 9º A, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, relativos ao tema da COVID-19″.
 
Procedimento Concursal comum para contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de Assistente Técnico
Ata homologação do Procedimento Concursal Comum para
Assistente Técnico
Lista homologada do Procedimento Concursal Comum para
Assistente Técnico

O Diretor 
João Gomes

O Agrupamento de Escolas Gândara Mar foi distinguido com o selo Escola Amiga. Cada selo é sinal de que, na nossa escola, o coração está na base das aprendizagens e do crescimento, que a escola vai além dos seus muros. Crescer e aprender aqui é ser mais feliz!

Escola Amiga da Criança é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYA e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar boas práticas.
 Aqui criamos o teu futuro! Aprendes e és feliz!

# Aprender # SerFeliz # Futuro

#EcoSchoolsStayActive

No âmbito do projeto Eco-escolas, alguns alunos do 9ºano do nosso agrupamento, produziram vídeos para participarem no desafio Eco-Escolas #EcoSchoolsStayActive sobre Água, Saneamento e Higiene. Esta iniciativa pretende alertar sobre as questões relacionadas com a gestão da água, o saneamento e os hábitos de higiene. Os melhores vídeos serão enviados para concurso internacional.

#EcoSchoolsStayActive

 

Dia da Biblioteca Escolar | MIBE 2020

Em outubro, as Bibliotecas Escolares de todo o mundo são convidadas a assinalar o seu mês, sob propopsta da IASL, dando-se a conhecer e apresentando propostas de atividades que remetam para o seu papel essencial na formação, educação, cultura e ocupação útil dos alunos.

A partir do dia 26,  Dia Nacional da Biblioteca Escolar, e durante os próximos dias,  a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar realiza sessões de (in)formação e reforça o seu papel de proximidade – física e virtual – aos diferentes utilizadores.

Para saber mais aceda ao blogue da BE: Biblos

Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos
João Paulo Martins
Professor bibliotecário

SPO AEGM 

20 de OUTUBRO – Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Esta data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens se debatem. 

Originário do idioma inglês, o termo “bullying” deriva de “bully”, que pode ser um verbo (ameaçar, amedrontar) ou um substantivo (valentão). É a prática de atos violentos – físicos ou verbais – feita de forma intencional e repetitiva. O alvo, na maioria das vezes, é alguém mais fraco e indefeso. O Dia Mundial do Combate ao bullying foi criado justamente para mitigar essa prática, que tem um resultado desastroso na vida de quem é vítima. 

Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola. 

Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data. A luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas. 

A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola. 

Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying. 

É muito importante estar atento, encorajar os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a reagirem sem violência, para não gerar ainda mais violência.

AEGM no controlo  da planta invasora erva-das-pampas

 A erva-das-pampas (Cortaderia selloana) é uma planta invasora que se tem disseminado muito rapidamente nos últimos anos, com prejuízos para os habitats naturais e humanizados. Nesta altura do ano, as plantas encontram-se em floração, pelo que é importante cortar as plumas antes da dispersão das sementes.  

Na disciplina de Ciências Naturais em articulação com o projeto Eco-Escolas, as turmas do 9º ano  participaram na quarta edição dos Desafios Invasoras.pt, designadamente no Desafio 5- Ação: controlo de espécies invasoras. Realizaram saídas de campo, entre 29 de setembro e 1 de outubro, para cortar as plumas das plantas de grande porte e arrancar as plantas pequenas. Foram também colhidas amostras do solo para estudo de parâmetros físico-químicos.  

 Alguns alunos recolheram ainda, por sua iniciativa, o lixo que estava abandonado nas proximidades. Estão de parabéns pelo seu contributo na defesa do património ambiental.

Durante o mês de outubro, vamos assinalar no nosso Agrupamento o mês “Outubro Rosa – mês da prevenção do Cancro da Mama”. 

Esta atividade tem por objetivo sensibilizar toda a comunidade para a prevenção do Cancro da Mama

AVISO
AVISO DE ABERTURA
CONTRATACAO DE TECNICO ESPECIALIZADO:
EDUCADOR SOCIAL ESCOLAR
202012021

O Diretor 

João Gomes

Mês do Cancro Pediátrico – setembro

Na próxima 4.ª feira, dia 30 de setembro, vamos assinalar no nosso Agrupamento, o mês dourado para sensibilizar toda a comunidade escolar para a problemática do cancro pediátrico.  

Neste dia, estamos todos convidados a usar uma peça dourada ou amarela e adquirir um laço dourado e, assim, contribuir para que o impacto da doença na vida das crianças, jovens e suas famílias seja o menor possível. 

No dia 25 de Setembro, realizar-se-á no AEGM, a comemoração do “Dia Europeu do Desporto na Escola”, envolvendo alunos e professores numa atividade de orientação.

CONCURSO PARA TÉCNICO ESPECIALIZADO NA ÁREA DA MECÂNICA

AVISO

Contratação de Escola Grupo 350

O Diretor 

João Gomes

AVISO

O Diretor 

João Gomes

AVISO

O Diretor 

João Gomes

AVISO

O Diretor 

João Gomes

AVISO
Informamos todos os Encarregados de Educação que, apesar de todos os contactos e esforços que a Direção do Agrupamento tem estado a fazer, até ao momento (19:00 horas) ainda não nos foram enviados os horários dos transportes escolares.
Uma vez que os transportes não são da responsabilidade da escola, pois são contratados centralmente pela Comunidade Intermunicipal em articulação com a Câmara, informamos que as faltas dos alunos que não possam comparecer à escola amanhã, serão justificadas.

O Diretor 

João Gomes

AVISO
Informamos todos os Encarregados de Educação que, como medida preventiva, após reunião, hoje, na Câmara Municipal de Cantanhede, ficou decidida a não abertura dos bares escolares, por recomendação da Delegada de Saúde.
Assim, e tal como já foi reforçado pelos diretores de turma, reiteramos a necessidade de enviarem os lanches aos vossos educandos.
Nesta mesma reunião foi também decidido que não haverá duches após as aulas de Educação Física. 

O Diretor 

João Gomes

Aos Encarregados de Educação e Alunos:

Este ano, o regresso às aulas assume contornos particularmente especiais, devido ao contexto epidemiológico excecional que vivemos.  

Os últimos meses têm sido de grande preparação para este momento, com a elaboração e atualização de Planos de Contingência, a reorganização de horários e espaços, e a criação de regras de utilização de espaços comuns e equipamentos. 

Sabemos que para manter a #EscolaEmSegurança é preciso o envolvimento de todos. Por este motivo, e porque as campanhas de sensibilização são uma ferramenta de excelência para induzir mudanças de conduta e de comportamentos, o Ministério da Educação, em colaboração com o Ministério da Saúde, produziu dois vídeos (um direcionado para crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo, e outro apropriado para alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico e até ao ensino secundário) e um cartaz (para alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico e até ao ensino secundário), que complementam as orientações anteriormente emitidas pelo Ministério da Educação e pela Direção-Geral da Saúde. 

Neste início do ano letivo 2020/2021, reforçamos a importância de informar e sensibilizar toda a comunidade educativa para as regras de acesso e permanência nos estabelecimentos de educação e ensino.

AQUI CRIAMOS O TEU FUTURO. APRENDES E ÉS FELIZ! 

# aprender#serfeliz#futuro 

O Diretor 

João Gomes

Aviso de abertura de Procedimento concursal para Assistente Técnico

Torna-se público a abertura do Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente técnico, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias. Consultar o documento.

O Diretor
João Gomes

Clique aqui Aviso de Abertura

Aviso de abertura de Procedimento concursal para Assistente Operacional

Torna-se público a abertura do Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias. Consultar o documento.

 

O Diretor
João Gomes

Clique aqui Aviso de Abertura

BOM ANO LETIVO 2020/2021

Informações à Comunidade Escolar

O próximo ano letivo vai iniciar-se a 16 de setembro. Até lá, estamos a trabalhar para que esse início seja o mais tranquilo possível no quadro atípico que vivemos. Para cumprirmos as orientações da Direção Geral de Saúde e da Direção Geral de Educação, de modo a garantir o distanciamento social, foi elaborada a seguinte calendarização de receção aos Encarregados de Educação. Apenas será permitido um Encarregado de Educação por aluno, sem a presença do seu educando. Relembramos o uso obrigatório de máscara.

O Diretor
João Gomes

AVISO

Auxílios económicos Pré-Escolar e Primeiro Ciclo
 
Solicita-se aos Encarregados de Educação dos alunos do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo que ainda não o fizeram, que regularizem, o mais breve possível, junto da Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Cantanhede, os processos de pedido de refeições escolares e auxílios económicos.

 

AVISOAÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2020/21 – 1.º CEB

Aviso  – As turmas estão afixadas.

AGRADECIMENTO

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Gândara Mar – Tocha, quer agradecer à Direção cessante (Diretor e restante equipa) a forma como orientaram o agrupamento e reconhecer os serviços de grande qualidade que prestaram a esta comunidade educativa ao longo de quase duas décadas.

É ainda de enaltecer o espírito voluntarista e cooperante com que a equipa diretiva cessante e o novo Diretor trabalharam na preparação do próximo ano letivo, missão especialmente dificultada pelas incertezas causadas pela pandemia, assegurando assim o bom funcionamento do Agrupamento nesta fase de transição.

Ao novo Diretor, o Conselho Geral agradece a disponibilidade para aceitar o cargo neste momento difícil e deseja-lhe os maiores sucessos profissionais, pois deles depende o sucesso da nossa comunidade.

Manuais Escolares Gratuitos

Foram admitidos ao procedimento concursal prévio à eleição do diretor os seguintes candidatos:

  • João Manuel Jorge Gomes

Excluídos: nenhum candidato

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

INFORMAÇÃO AOS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

A Direção do Agrupamento de Escolas de Gândara-Mar, Tocha, informa que, por comunicação da DGESTE, recebida pelas 14h.45 min. de hoje, as renovações de matrícula (EPE, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passam a processar-se de forma automática, tal como acontecia no ano letivo anterior, com exceção de transferências de estabelecimento.
Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido à submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que o Agrupamento já dispõem de toda a informação e o processo está completo;
No entanto, continua a ser necessário efetuar a matrícula dos alunos que irão frequentar o 5º, 7º e 10º anos.

AVISO

O Diretor 

João Gomes

Agrupamento de Escolas Gândara Mar 2019 | designed by JP