DIA MUNDIAL DA DANÇA

Assinalado pelos alunos do 9.ºano com os professores de Educação Física.

 

O Agrupamento de Escolas Gândara Mar, conta com um projeto inovador, ao nível do Pré-Escolar, na área das Intervenções Assistidas por Animais, intitulado “Cãotadora de Histórias”.

Este projeto encontra-se a ser desenvolvido pela nossa estagiária Elisabete Almeida (no âmbito da Licenciatura em Animação Socioeducativa, ministrada pela Escola Superior de Educação de Coimbra), em parceria com a

 (constituída pela psicóloga Sílvia Peça e pela Milka, uma labradora retriever chocolate, cadela de terapia, certificada pela Associação Ânimas). Semanalmente, a referida dupla desloca-se ao Jardim de Infância da Tocha, onde desenvolve Atividades Assistidas por Animais, junto dos nossos pequenos. A iniciativa está a ser um verdadeiro sucesso, junto de pequenos e graúdos, ou não fosse a Milka um verdadeiro docinho, sempre pronta a mimar e a ser mimada!

 

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DA TERRA COM O HASTEAR DA BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLAS

 No dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, realizou-se, na nossa escola, a cerimónia simbólica do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, referente ao ano letivo 2019/2020. Nesta cerimónia, foram também entregues os galardões Eco-escolas atribuídos a todos os estabelecimentos de ensino do nosso Agrupamento, bem como o correspondente Diploma de Eco-agrupamento, premiando as boas práticas e o trabalho desenvolvido pelos alunos e seus professores e educadores, com a colaboração dos parceiros neste projeto, em prol da preservação do ambiente e da sustentabilidade.

A cerimónia decorreu no espaço exterior do gimnodesportivo, com a presença da Direção do Agrupamento, do Dr. Pedro Cardoso e da Dra. Emília Pimentel, da Câmara Municipal de Cantanhede, assim como dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Sanguinheira, Euclides Vinagreiro e da Tocha, Fernando Pais Alves, da Presidente da Associação de Pais, Liliana Simões, dos representantes dos alunos (delegados e subdelegados), das turmas A, B e C do 9º ano, bem como de um grupo de alunos do 6º ano.

Os 47 anos do 25 de Abril.  

 Partilhamos convosco a poesia e a música de intervenção, resultantes da recolha e compilação que envolveu os professores Fátima Gil e Rui Matias,  com os contributos de alguns dos seus alunos, e que, em articulação com a Biblioteca Escolar (no âmbito do Referencial Aprender com a BE), se materializou num recurso interativo: “Canções de luta e liberdade”, que vos convidamos a conhecer em 

https://view.genial.ly/60834295506a150d25050845/interactive-image-25deabrillutaeliberdade

ATA n.º1 do Júri

PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA A CARREIRA E CATEGORIA DE ASSISTENTE TÉCNICO

Código da Oferta BEP: OE202104/0685

ATA002

AVISO 

PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA  A CARREIRA E CATEGORIA DE ASSISTENTE TÉCNICO

Código da Oferta BEP: OE202104/0685

Aviso Abertura

MATRÍCULAS  2021/2022

Informações aos Encarregados de Educação:

Pré-escolar e 1.ºano : de 15 de abril a 14 de maio;

2.º, 3.º,4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos: de 10 a 16 de julho;

8.º. 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos: 18 a 30 de junho.

Caso tenha necessidade, a matrícula presencial poderá ser agendada (via telefone) com os Serviços Administrativos entre as 14:30 e as 15:30. 

SEMANA DA LEITURA 2021
 
De 8 a 19 de março assinalou-se, no nosso Agrupamento, a Semana da Leitura 2021.
A Biblioteca Escolar desafiou todos os alunos, do Pré-escolar ao Ensino Secundário, a associarem-se a esta festa da leitura. 
O contributo dos alunos e das famílias envolvidas pode ser apreciado nos murais digitais “Mãos unidas pela leitura” (mais de 150 trabalhos realizados no Pré-escolar / 1.º CEB) e “A Poesia anda no ar” (coletânea de 79 poemas ditos por alunos do 3.º CEB e Ensino Secundário, que serviu para celebrar o Dia Mundial da Poesia).
Obrigado pela colaboração dada a esta iniciativa.
 

Comemoração do Dia da Floresta

 No dia 21 de março, comemora-se, em todo o Mundo, o Dia da Floresta e o Dia da Árvore. As florestas são muito importantes para o meio ambiente e para a economia de um país.

No AEGM foram plantadas várias árvores e arbustos autóctones, na segunda-feira dia 22 de Março, com a ajuda dos alunos do 4.º ano. Esta atividade contou com a colaboração da Organização Florestal Atlantis (OFA) que ofereceu as plantas e dinamizou junto dos alunos uma pequena sessão sobre a importância da floresta e da preservação das espécies nativas para assegurar o equilíbrio dos ecossistemas. Assim, os Engenheiros Jorge Sousa e António Oliveira deram a conhecer aos alunos algumas espécies características da nossa floresta (amieiro, bétula, freixo, carvalho-alvarinho, nogueira, medronheiro, pinheiro-manso…), explicaram a sua importância nos diferentes ecossistemas e orientaram a sua plantação. Salientamos a importância do envolvimento de todos, alunos, professores, pais e entidades locais, para cultivar e fomentar uma atitude cívica de respeito pela floresta para que possamos continuar a usufruir dos seus benefícios.

Feliz Dia Internacional da Matemática 🎉

O Dia Internacional da Matemática (IDM) é uma celebração mundial comemorado no dia 14/03 (o antigo dia do Pi), onde todos os países são convidados a participar por meio de atividades para alunos e público em geral.

Para saber mais, clicar aqui:   https://wakelet.com/i/invite?code=2e3ede7

https://wakelet.com/i/invite?code=2e3ede7

 
 
Contratação de escola – Grupo 910
Lista ordenada
 

Ao participar na Campanha, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, “Eu Sou… e Eu Vou …” com trabalhos surpreendentes, a nossa Escola está no mapa da União Internacional para o Controlo do Cancro! Parabéns!

Podem encontrar no link seguinte a nossa atividade:

Map of Activities | World Cancer Day

E com maior detalhe:

WCD 2021 | World Cancer Day

DESAFIOS DA PARENTALIDADE EM TEMPOS DA PANDEMIA

27 de fevereiro | 10h30 -12h00 | Plataforma ZOOM

A pandemia trouxe novos desafios a pais e educadores. Uma nova realidade que exige equilíbrio dinâmico e gestão emocional. Sónia Araújo, psicóloga e facilitadora de parentalidade positiva e consciente, orientará a reflexão sobre a temática, baseada nos seguintes conteúdos: 

– Principais desafios causados pela pandemia e os seus efeitos nos pais e nas crianças e adolescentes
– Como lidar com estes desafios a partir da parentalidade positiva e consciente
– Stress e burnout na pandemia: quando procurar ajuda profissional 

A participação é gratuita.
Para participar deverá fazer a sua inscrição até 26 de fevereiro em

Para participar deverá fazer a sua inscrição até 26 de fevereiro em
http://bit.ly/3duSnyP 

 

: CLA Cantanhede 

Novo Calendário do ano letivo – Despacho n.º 1689 – A/2021 de 12 de fevereiro

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA 2021

A Biblioteca Escolar associa-se a mais uma edição do “Dia da Internet mais Segura”, com a divulgação de conteúdos relacionados com este tema,  numa página específica do respetivo blogue,  e através da difusão do vídeo  Uma conversa a propósito da utilização segura da Internet”, produzido no âmbito da Rede Bibliotecas de Cantanhede, no qual dois jovens nos dão conta da sua perspetiva sobre diversos aspetos do digital, tais como, Ensino a distância”, ” Reputação online”, “Jogos online”, “Cyberbullying”, “Privacidade e proteção de dados” e “Desinformação / fake news”.
Pensando no atual contexto de ensino à distância, apresentam-se propostas para os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º CEB / Secundário, que podem ser exploradas autonomamente, ou com apoio dos educadores/ professores e pais/ encarregados de educação. 
Porque é importante estar seguro, online e offline, na vida!

                   DIA DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ – 30 de janeiro

No dia 30 de janeiro assinala-se o “Dia Internacional da Não Violência e da Paz”

No dia 27 estavam previstas várias atividades na escola no sentido de sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a tolerância, a igualdade, a cooperação, a solidariedade e a não violência. 

A equipa PES – Projeto de Educação para a Saúde – na impossibilidade de concretizar as atividades como inicialmente previsto, devido ao agravamento da Pandemia e consequente encerramento das escolas, lançaram um desafio aos seus alunos e Encarregados de Educação e partilham aqui apenas alguns dos seus contributos. 

Agradecemos a todos a participação! 

A Equipa PES

 

Escolas de referência para acolhimento de filhos de trabalhadores de serviços essenciais.

Os interessados deverão entrar em contacto diretos com as escolas de referência apresentando as suas necessidades.

                                                                            COMUNICADO

     Informamos que a escola estará em interrupção letiva a partir de amanhã, sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2021. 
     Logo que nos sejam remetidas informações adicionais transmiti-las-emos com o máximo de brevidade.
 
Tocha, 21 de janeiro de 2021
O Diretor
João Gomes

 

SPO do AEGM

Hoje é Dia Internacional do Obrigado!

É simplesmente dia de agradecermos a todos aqueles que fazem parte das nossas vidas, que nos ajudam a crescer, a vivenciar experiências e a desfrutar de inúmeras alegrias.

O que custa dizer um “obrigado”? Nada… E pode fazer tanta diferença!

Projeto “School XXI – Overcoming challenges” (Erasmus+)

No âmbito do Programa ERASMUS+, Ação Chave 1 “Mobilidade individual para fins de aprendizagem”, o CFAE Beira Mar (em consórcio com todas as Unidades Orgânicas suas associadas) vai implementar, até 2022, o projeto “School XXI – Overcoming challenges”, o qual prevê 31 mobilidades, 24 na modalidade “Job shadwoing” e 7 na modalidade “Structured Courses/Training Events”.

O objetivo geral deste projeto é contribuir para a formação de professores tendo em vista a transição para a Escola do Século XXI, através de:

  1. Criação imediata de uma comunidade que envolva todos os participantes na discussão das principais necessidades e na reflexão sobre soluções adaptadas aos novos contextos educativos, através de práticas regulares e consistentes de análise e consequente redação de textos fundamentados em teoria científica e na prática docente;
  2. Formação/preparação de equipas pedagógicas multidisciplinares aptas a, através da promoção da colaboração, trabalhar entre pares para o desenvolvimento e a aplicação de práticas inovadoras na escola, ajustadas às necessidades da sociedade contemporânea; operacionalizar a aprendizagem dos alunos no quadro das competências necessárias para os alunos do século XXI, em todas as escolas do consórcio, nos próximos 3 anos;
  3. Generalização de práticas educacionais inovadoras, segundo uma lógica de disseminação progressiva, por meio de ações de formação ministradas em todas as escolas do consórcio, nos próximos 3 anos, pelos participantes neste projeto.

Acreditamos e trabalharemos para que as atividades propostas ajudem a atingir os seguintes objetivos:

  1. Criação, em cada Escola, de ferramentas educacionais para resolver problemas em contexto de sala de aula, assim influenciando positivamente os resultados de aprendizagem dos alunos, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar;
  2. Implementação/reforço, em pelo menos 20% das Escolas, de práticas diárias de trabalho colaborativo entre pares, por meio da inserção do mesmo nas horas letivas;
  3. Reforço em pelo menos 10%, do uso, pelos professores, de práticas educacionais inovadoras em sala de aula.
Mesa de voto para a eleição dos vogais representantes do
pessoal não docente
O Diretor
João Gomes

Para assinalar a Quadra Natalícia,  incentivámos os alunos e as suas famílias à prática da reutilização de materiais, solicitando que construíssem um símbolo de Natal  apenas com materiais usados e/ou naturais .  Estes são os trabalhos que as nossas crianças e Encarregados de Educação da Escola Básica da Gesteira criaram! FELIZ NATAL!

Natal no AEGM!

“Natal Digital também é Natal” – organizada pela Biblioteca Escolar do AEGM. Todos podem ver a nossa festa de Natal!

Este vídeo apresenta-se como uma alternativa à tradicional festa de Natal. Em tempo de pandemia e de distanciamento físico, a Biblioteca Escolar, em articulação com a professora de Educação Musical e docentes de Português, propôs-se levar até à comunidade educativa um pouco do espírito de Natal com que foram vividas estas últimas semanas. Desde a mensagem institucional do nosso Diretor, à leitura expressiva, passando pela música e pela apresentação de elementos alusivos à quadra (decorações, livros, …), este vídeo é o resultado do esforço e da dedicação que colocamos no nosso dia a dia. Mas é, sobretudo, uma mensagem de esperança num ano novo melhor, para que, possamos, então, celebrar com mais entusiasmo o Natal: presencialmente, com todo o calor humano de uma festa ao vivo. Bem-hajam os que deram o seu contributo para este “Natal Digital também é Natal”! Bom Natal, boas festas, próspero 2021!

Natal no AEGM!

A árvore de Natal simboliza a gratidão da humanidade pelo nascimento de Jesus. É símbolo de paz, vida, alegria e esperança.
No AEGM as árvores de Natal foram feitas com a colaboração de todos com materiais recicláveis, dando assim um brilho especial às nossas Escolas.

Natal no AEGM!

Os alunos do AEGM fizeram presépios fantásticos na disciplina de E.M.R.C.! Parabéns!

Vamos participar!

Tragam pilhas gastas e pequenos eletrodomésticos e eletrónicos em fim de vida até ao final desta semana!

Os alunos das turmas de 7.ºano com recurso à ferramenta de edição de imagem, Photopea, elaboraram diversos cartazes relacionados com a reciclagem. Serão colocados ecopontos nas salas de aula, sensibilizando à urgente necessidade de separar o lixo, reciclar e assim promover uma atitude interventiva relativamente aos problemas ambientais.
 
Os alunos do Agrupamento de Escolas Gândara Mar (2.º e 3.º ciclos), participaram na iniciativa Hora do Código #Portugal 2020 na semana de 7 a 13 de dezembro.

Um Natal” Ecodiferente”

No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos do 9.ºA e 9.ºB do nosso Agrupamento participaram no desafio “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”, promovido pela Tetrapak | Compal, realizando enfeites de Natal reutilizando embalagens Tetrapak da Compal.

Os alunos, em grupo, no tempo livre, e utilizando embalagens recolhidas de sumos Compal para elaboraram, com muita imaginação, enfeites para decorar uma árvore de Natal e um presépio. Os enfeites produzidos foram utilizados a nossa macieira, no espaço exterior da Escola.

Dia Mundial do Não Fumador

Celebrou-se no passado dia 17 de novembro o Dia Mundial do Não Fumador e, as turmas do 3.º ano da EB1 da Tocha, assinalaram esta data, inserida no Projeto PES (Projeto Educação para a Saúde), construindo um cartaz dedicado ao tema.

O Senhor do Seu Nariz

No âmbito da Educação Literária, as turmas do 3.º ano da EB1 da Tocha leram e exploraram a obra O senhor do seu nariz, de Álvaro de Magalhães e fizeram também uma abordagem à vida e obra do seu autor. 

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No Jardim de Infância da Tocha realizou-se pintura com o pé, com criatividade, vivenciando, por momentos, a força e a capacidade adaptativa do ser humano, que desenvolve habilidades de outras partes do corpo, em alternativa às mãos.
Que as nossas crianças cresçam com o sentimento de que OS NOSSOS LIMITES, SOMOS NÓS PRÓPRIOS QUE OS IMPOMOS!

INTERCULTURALIDADE  

A Diferença Como Riqueza A Valorizar  

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 3.º ano, da EB1 da Tocha, deram início à abordagem do tema “Interculturalidade” tendo como objetivo conhecer e valorizar as diferenças culturais e fomentar o respeito e união entre as pessoas de diferentes nacionalidades. 

INFORMAÇÃO
De acordo com o ponto 4 do artigo 22.º do Decreto n.º9/2020, de 21 de novembro informa-se que estão suspensas as atividades letivas e não letivas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2020, estando as escolas do AEGM encerradas.
O Diretor
João Gomes

O Agrupamento de Escolas Gândara Mar – Tocha, através do Clube do Desporto Escolar, realizou um torneio de badminton no  dia 13 de novembro e contou com a participação de 43 alunos. Parabéns aos participantes inscritos!

Exposição virtual dos trabalhos realizados pelos alunos do 9º A, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, relativos ao tema da COVID-19″.
 
Procedimento Concursal comum para contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de Assistente Técnico
Ata homologação do Procedimento Concursal Comum para
Assistente Técnico
Lista homologada do Procedimento Concursal Comum para
Assistente Técnico

O Diretor 
João Gomes

O Agrupamento de Escolas Gândara Mar foi distinguido com o selo Escola Amiga. Cada selo é sinal de que, na nossa escola, o coração está na base das aprendizagens e do crescimento, que a escola vai além dos seus muros. Crescer e aprender aqui é ser mais feliz!

Escola Amiga da Criança é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYA e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar boas práticas.
 Aqui criamos o teu futuro! Aprendes e és feliz!

# Aprender # SerFeliz # Futuro

#EcoSchoolsStayActive

No âmbito do projeto Eco-escolas, alguns alunos do 9ºano do nosso agrupamento, produziram vídeos para participarem no desafio Eco-Escolas #EcoSchoolsStayActive sobre Água, Saneamento e Higiene. Esta iniciativa pretende alertar sobre as questões relacionadas com a gestão da água, o saneamento e os hábitos de higiene. Os melhores vídeos serão enviados para concurso internacional.

#EcoSchoolsStayActive

 

Dia da Biblioteca Escolar | MIBE 2020

Em outubro, as Bibliotecas Escolares de todo o mundo são convidadas a assinalar o seu mês, sob propopsta da IASL, dando-se a conhecer e apresentando propostas de atividades que remetam para o seu papel essencial na formação, educação, cultura e ocupação útil dos alunos.

A partir do dia 26,  Dia Nacional da Biblioteca Escolar, e durante os próximos dias,  a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar realiza sessões de (in)formação e reforça o seu papel de proximidade – física e virtual – aos diferentes utilizadores.

Para saber mais aceda ao blogue da BE: Biblos

Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos
João Paulo Martins
Professor bibliotecário

SPO AEGM 

20 de OUTUBRO – Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Esta data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens se debatem. 

Originário do idioma inglês, o termo “bullying” deriva de “bully”, que pode ser um verbo (ameaçar, amedrontar) ou um substantivo (valentão). É a prática de atos violentos – físicos ou verbais – feita de forma intencional e repetitiva. O alvo, na maioria das vezes, é alguém mais fraco e indefeso. O Dia Mundial do Combate ao bullying foi criado justamente para mitigar essa prática, que tem um resultado desastroso na vida de quem é vítima. 

Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola. 

Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data. A luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas. 

A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola. 

Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying. 

É muito importante estar atento, encorajar os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a reagirem sem violência, para não gerar ainda mais violência.

AEGM no controlo  da planta invasora erva-das-pampas

 A erva-das-pampas (Cortaderia selloana) é uma planta invasora que se tem disseminado muito rapidamente nos últimos anos, com prejuízos para os habitats naturais e humanizados. Nesta altura do ano, as plantas encontram-se em floração, pelo que é importante cortar as plumas antes da dispersão das sementes.  

Na disciplina de Ciências Naturais em articulação com o projeto Eco-Escolas, as turmas do 9º ano  participaram na quarta edição dos Desafios Invasoras.pt, designadamente no Desafio 5- Ação: controlo de espécies invasoras. Realizaram saídas de campo, entre 29 de setembro e 1 de outubro, para cortar as plumas das plantas de grande porte e arrancar as plantas pequenas. Foram também colhidas amostras do solo para estudo de parâmetros físico-químicos.  

 Alguns alunos recolheram ainda, por sua iniciativa, o lixo que estava abandonado nas proximidades. Estão de parabéns pelo seu contributo na defesa do património ambiental.

Durante o mês de outubro, vamos assinalar no nosso Agrupamento o mês “Outubro Rosa – mês da prevenção do Cancro da Mama”. 

Esta atividade tem por objetivo sensibilizar toda a comunidade para a prevenção do Cancro da Mama

AVISO
AVISO DE ABERTURA
CONTRATACAO DE TECNICO ESPECIALIZADO:
EDUCADOR SOCIAL ESCOLAR
202012021

O Diretor 

João Gomes

Mês do Cancro Pediátrico – setembro

Na próxima 4.ª feira, dia 30 de setembro, vamos assinalar no nosso Agrupamento, o mês dourado para sensibilizar toda a comunidade escolar para a problemática do cancro pediátrico.  

Neste dia, estamos todos convidados a usar uma peça dourada ou amarela e adquirir um laço dourado e, assim, contribuir para que o impacto da doença na vida das crianças, jovens e suas famílias seja o menor possível. 

No dia 25 de Setembro, realizar-se-á no AEGM, a comemoração do “Dia Europeu do Desporto na Escola”, envolvendo alunos e professores numa atividade de orientação.

CONCURSO PARA TÉCNICO ESPECIALIZADO NA ÁREA DA MECÂNICA

AVISO

Contratação de Escola Grupo 350

O Diretor 

João Gomes

AVISO

O Diretor 

João Gomes

AVISO

O Diretor 

João Gomes

AVISO

O Diretor 

João Gomes

AVISO
Informamos todos os Encarregados de Educação que, apesar de todos os contactos e esforços que a Direção do Agrupamento tem estado a fazer, até ao momento (19:00 horas) ainda não nos foram enviados os horários dos transportes escolares.
Uma vez que os transportes não são da responsabilidade da escola, pois são contratados centralmente pela Comunidade Intermunicipal em articulação com a Câmara, informamos que as faltas dos alunos que não possam comparecer à escola amanhã, serão justificadas.

O Diretor 

João Gomes

AVISO
Informamos todos os Encarregados de Educação que, como medida preventiva, após reunião, hoje, na Câmara Municipal de Cantanhede, ficou decidida a não abertura dos bares escolares, por recomendação da Delegada de Saúde.
Assim, e tal como já foi reforçado pelos diretores de turma, reiteramos a necessidade de enviarem os lanches aos vossos educandos.
Nesta mesma reunião foi também decidido que não haverá duches após as aulas de Educação Física. 

O Diretor 

João Gomes

Aos Encarregados de Educação e Alunos:

Este ano, o regresso às aulas assume contornos particularmente especiais, devido ao contexto epidemiológico excecional que vivemos.  

Os últimos meses têm sido de grande preparação para este momento, com a elaboração e atualização de Planos de Contingência, a reorganização de horários e espaços, e a criação de regras de utilização de espaços comuns e equipamentos. 

Sabemos que para manter a #EscolaEmSegurança é preciso o envolvimento de todos. Por este motivo, e porque as campanhas de sensibilização são uma ferramenta de excelência para induzir mudanças de conduta e de comportamentos, o Ministério da Educação, em colaboração com o Ministério da Saúde, produziu dois vídeos (um direcionado para crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo, e outro apropriado para alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico e até ao ensino secundário) e um cartaz (para alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico e até ao ensino secundário), que complementam as orientações anteriormente emitidas pelo Ministério da Educação e pela Direção-Geral da Saúde. 

Neste início do ano letivo 2020/2021, reforçamos a importância de informar e sensibilizar toda a comunidade educativa para as regras de acesso e permanência nos estabelecimentos de educação e ensino.

AQUI CRIAMOS O TEU FUTURO. APRENDES E ÉS FELIZ! 

# aprender#serfeliz#futuro 

O Diretor 

João Gomes

Aviso de abertura de Procedimento concursal para Assistente Técnico

Torna-se público a abertura do Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente técnico, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias. Consultar o documento.

O Diretor
João Gomes

Clique aqui Aviso de Abertura

Aviso de abertura de Procedimento concursal para Assistente Operacional

Torna-se público a abertura do Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias. Consultar o documento.

 

O Diretor
João Gomes

Clique aqui Aviso de Abertura

BOM ANO LETIVO 2020/2021

Informações à Comunidade Escolar

O próximo ano letivo vai iniciar-se a 16 de setembro. Até lá, estamos a trabalhar para que esse início seja o mais tranquilo possível no quadro atípico que vivemos. Para cumprirmos as orientações da Direção Geral de Saúde e da Direção Geral de Educação, de modo a garantir o distanciamento social, foi elaborada a seguinte calendarização de receção aos Encarregados de Educação. Apenas será permitido um Encarregado de Educação por aluno, sem a presença do seu educando. Relembramos o uso obrigatório de máscara.

O Diretor
João Gomes

AVISO

Auxílios económicos Pré-Escolar e Primeiro Ciclo
 
Solicita-se aos Encarregados de Educação dos alunos do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo que ainda não o fizeram, que regularizem, o mais breve possível, junto da Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Cantanhede, os processos de pedido de refeições escolares e auxílios económicos.

 

AVISOAÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2020/21 – 1.º CEB

Aviso  – As turmas estão afixadas.

AGRADECIMENTO

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Gândara Mar – Tocha, quer agradecer à Direção cessante (Diretor e restante equipa) a forma como orientaram o agrupamento e reconhecer os serviços de grande qualidade que prestaram a esta comunidade educativa ao longo de quase duas décadas.

É ainda de enaltecer o espírito voluntarista e cooperante com que a equipa diretiva cessante e o novo Diretor trabalharam na preparação do próximo ano letivo, missão especialmente dificultada pelas incertezas causadas pela pandemia, assegurando assim o bom funcionamento do Agrupamento nesta fase de transição.

Ao novo Diretor, o Conselho Geral agradece a disponibilidade para aceitar o cargo neste momento difícil e deseja-lhe os maiores sucessos profissionais, pois deles depende o sucesso da nossa comunidade.

Manuais Escolares Gratuitos

Foram admitidos ao procedimento concursal prévio à eleição do diretor os seguintes candidatos:

  • João Manuel Jorge Gomes

Excluídos: nenhum candidato

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

INFORMAÇÃO AOS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

A Direção do Agrupamento de Escolas de Gândara-Mar, Tocha, informa que, por comunicação da DGESTE, recebida pelas 14h.45 min. de hoje, as renovações de matrícula (EPE, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passam a processar-se de forma automática, tal como acontecia no ano letivo anterior, com exceção de transferências de estabelecimento.
Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido à submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que o Agrupamento já dispõem de toda a informação e o processo está completo;
No entanto, continua a ser necessário efetuar a matrícula dos alunos que irão frequentar o 5º, 7º e 10º anos.

Agrupamento de Escolas Gândara Mar 2019 | designed by JP